Como são formados os furacões? _ DIVULGADOR EASY JK



Como são formados os furacões?
O vapor dos oceanos é o principal "alimento" desses verdadeiros gigantes. Com ventos de até 200 km/h, a destruição é certa quando os furacões chegam à terra firme.
107.464 visualizações
Por Felipe Arruda em 30 de Outubro de 2012

(Fonte da imagem: National Ocean Service)

Os furacões são as tempestades mais fortes e violentas da Terra. Se por um lado eles são fenômenos naturais curiosos e — diriam alguns — bonitos, eles também causam grande destruição e até mesmo mortes por onde passam. Recentemente, o furacão Sandy chegou à costa leste dos Estados Unidos e deixou milhares de pessoas desabrigadas e sem energia elétrica e até mesmo inundou os túneis do metrô de Nova York.

Mas como os furacões se formam?

Os furacões se formam de maneira semelhante às chuvas, ou seja, com a evaporação de uma massa de água aquecida pelo sol. Entretanto, eles diferem no tamanho e na região em que acontecem: o ar quente que forma os furacões vem dos oceanos próximos à Linha do Equador, famosos por suas águas quentes (acima de 27 ºC) e ventos tranquilos.
Assim, o ar aquecido sobe do oceano para o céu, deixando a região próxima à superfície do mar com menos pressão. Isso faz com que o ar frio ao redor daquela área, que possui uma pressão maior, invada o espaço recém-desocupado. Com isso, o ar frio também acaba se aquecendo e, consequentemente, subindo aos céus em movimentos circulares.

FONTES DO TECMUNDONASA, National Ocean Service

Comentários

Anterior Proxima Página inicial